terça-feira, 21 de dezembro de 2010

1º Post convidado: Marcas paranaenses, por Júlia, do "Chocolates e Devaneios"!

      Invasão no "Maníaca por esmaltes"!!!

      Hey! Me chamo Júlia e, por hoje, o post é por minha conta! Eu e a Kelly (fofa! ^^) estamos trocando posts - hoje o post no blog dela é de minha autoria, e amanhã o post no meu blog será escrito por ela.

      Confesso que estranhei um pouco quando a Kelly me pediu para escrever sobre o meu Estado: o Paraná. No "Chocolates e Devaneios" periodicamente posto uma sessão chamada "Curiosidades do meu Paraná", a qual, normalmente, não tem naaaaada a ver com o mundo esmaltístico ou mesmo com o universo das make ups. É que sou apaixonada mesmo por essa região, e não gosto de ver o Brasil pensar que o Paraná é apenas Curitiba e Foz do Iguaçú (do mesmo modo que não gosto de ver o resto do mundo pensar que o Brasil é apenas futebol, praia e carnaval, mas esse é um papo pra outra hora!).

     De qualquer forma, após o convite da Kelly fiquei aqui matutando: "que link haveria entre a minha sessão e o 'Maníaca por esmalte'?". Pensei, pensei, pensei... e acredito que achei!

As marcas paranaenses que você nem imaginava que eram daqui!

imagem retirada do site da Secretaria de Estado do Turismo - SETU
      Nosso passeio começa pelo Noroeste paranaense (esta região em verde-claro no mapa acima). Próximo à sua divisa com a região Oeste (consubstanciada pelas regiões "roxinha" e "beginha" do mapa), situa-se a cidade de Umuarama, lar da maior réplica mundial da Torre Eiffel, da Zaeli e da Retook Jeans.

     A Retook, porém, não é quem produz o jeans mais "desconhecidamente famoso" do Brasil. Para chegarmos até ele, é preciso seguir para o Leste, passando pelas cidades de Cruzeiro do Oeste e Tapejara, para, enfim, chegarmos a Cianorte.

      Olhe bem para o teu jeans nacional preferido; onde quer que você o tenha comprado, saiba: ele pode ser um jeans paranaense, e, possivelmente, proveniente desta cidade!

     Com população aproximada de 70 mil habitantes, Cianorte é conhecida nacionalmente, como Capital do Vestuário. Segundo o site (2009) oficial da cidade, há aproximadamente 600 indústrias de confecção, produzindo mais de cinco milhões de peças/mês, além de cinco shoppings atacadistas, além da rua da moda que abriga número superior a 300 lojas das fábricas. A cidade foi apontada como uma das que mais geram empregos no país.
Fonte: PINZAN, Cristiane; Difusão da cultura pela moda na capital do vestuário.

     Cianorte concentra 70% da produção nacional de jeans, sendo a Lavinorte sua mais famosa lavanderia, que fornece o tecido para marcas como Ellus, Fórum, Triton e Cavalera.
Agyness Deyn, rosto da Ellus em 2009, com um macacão de jeans "cianortense" (imagem retirada do blog do SPFW).
     Mas não é só de jeans que vive a capital nacional do vestuário! Grandes marcas como Morena Rosa, Osmoze, Zinco, Megadose e Lúcia Figueiredo também estão sediadas por lá!
Naomi Campbell clicada para a campanha primavera-verão/2011 da Morena Rosa (imagem retirada do site BeautyIsDiverse)

    Saindo de Cianorte e indo mais para leste, chegamos em Maringá, terra de uma famosa igreja projetada por Oscar Neyemeyer, da Cocamar e da grife de lingerie Recco. Seguindo, chegamos à região Norte do Estado (em vermelho), e encontramos mais três "capitais" nacionais: Marialva, a capital da uva, Apucarana, a capital do boné, e Arapongas, a capital moveleira.

     Daí para Londrina é um pulinho, e então você está na terra da Aimê Lingerie, da PuraMania e da Mulher Elástica.
Campanha da PuraMania para o verão/2011 (imagem retirada do site Maria Vitrine).
      Agora, daremos um salto. Observe a região dos Campos Gerais (em verde-água) e vá direto para Carambeí. Dê um rápido pulo na fábrica da Batavo, e então siga para a cidade vizinha: Ponta Grossa. Sabe onde você chegou? Na terra da Liza, dear! O óleo, sabe?

      Mas não perca muito tempo porque o melhor ainda está por vir! Então tome a rodovia que vai para Curitiba, pare para comprar um biscoito Todeschini fresquinho e um computador Positivo no caminho, e então pare para decansar um tiquinho em Fazenda Rio Grande. Aproveite que você está na terra do Matte Leão e beba um chazinho para repor as energias, já que a próxima parada te renderá uma visita loooooonga!

     Sabe do que eu tô falando? Dos produtos cosméticos mais famosos do Brasil, baby! Bem vindo à fábrica da marca O Boticário, em São José dos Pinhais!


* Quem não sentiu as "lombrigas consumistas comicharem quando do lançamento da linha Make B. do Boticário?

     Mas, após esta visita demorada, ainda é preciso fôlego, já que o melhor ainda está por vir! Então nada de preguiça na hora de pegar o carro e retornar para Curitiba, para, depois, pegarmos a estrada para Almirante Tamandaré.

     O quê? Bateu a preguiça? Bem, azar o teu, porque eu é que não vou perder a visita à fábrica da Natuphitus!

    Maaaaas, como eu disse, guardei o melhor para o final, pois, afinal de contas, o "Maníaca por esmaltes" é um blog sobre... esmaltes, é claro!

    E é por isso que, depois de Almirante Tamandaré, só nos resta irmos à cidade vizinha, Colombo, onde existe, nada mais, nada menos, do que [momento respira fundo e se joga!] a 5cinco!!!!!!
imagem retirada do site da 5cinco
     Falei que tinha guardado o melhor para o final! =]

    Acredito que, ao menos por aqui, a 5cinco seja a líder do mercado dos removedores de esmalte. Desde que eu me conheço por gente, a acetona Lutex é utilizada nos salões da minha cidade...

    Agora, os esmaltes todo mundo sabe que foram lançados na Beauty Fair 2010, e, para a minha decepção, ainda não estão disponíveis em todos os cantos do Estado!!! Triste não?

    De qualquer modo, fico aqui sonhando com eles, com a certeza de que este problema será solucionado rapidinho! rsrsrs

    Espero que tenham gostado do post! Foi trabalhoso, porém divertido fazê-lo! Se vierem ao Paraná, aguardo uma visitinha, aqui no norte, na pacata cidade de Andirá. Se não vierem, então visitem ao menos o meu cantinho, o "Chocolates e Devaneios". Acesse, comente, grite, xingue, bata o pé... Não importa! Vou adorar do mesmo jeito!

    Obrigada pela oportunidade, Kelly! Fique com Deus!

    Sorte e sucesso, amiga! ^^

    Beijo grande!

11 comentários:

  1. AWWWWWWWWWWW! Eu também amo meu Paraná. Estou pertinho de você, Júlia, em Londrina. Nasci e cresci aqui e morro de orgulhos de ser pé vermelho. E realmente, existem muitas marcas paranaenses que todo mundo usa e adora, mas não sabe que é daqui, O Boticário sendo um ótimo exemplo.
    E também uso a acetona 5Cinco desde que me conheço por gente... mas não sei se é só por aqui. E aqui tem os esmaltes deles para vender, se vier passear por aqui, procura a Léo Cosméticos, no centro. Lá eu já vi pra vender.

    Bjos
    Mari
    http://aprendizdeesmaltolodra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Genteee, que bacana! Não fazia idéia de que tantas marcas famosas e maravilhosas eram do Paraná. Ameiii o post, Júlia =D

    Kelly, te espero lá no blog, tem post novo! ;)
    Flor, vc pode me falar seu e-mail, por favor?

    Beijos!!!
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. JU AMEIIIIII FLOR QUERO VER MAIS NOVIDADES DO PARANA BISOU BISOU *.*

    ResponderExcluir
  4. Olha só que legal!!! Não imaginava mesmo.

    Beijos, linda!!!

    ResponderExcluir
  5. Que legal!!!
    A Lutex da 5Cinco é ótima mesmo:))
    Adoro!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adoreeei teu post Julia, muito interessante mesmo! Pena que nao tenho nenhum 5cinco na coleçao. :S

    Beiijos!
    http://www.cravinhoecanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá meninas.....adorando o blog..ja seguindo!
    E como é bom podermos falar um pouco sobre nosso Estado, cidade pra todos conhecerem melhor neh!
    E tbm não tenho nenhum esmalte 5 =(
    Http://blogtudibom.blogspot.com
    Bjinhuss

    ResponderExcluir
  8. Tá tendo sorteio lá no blog!!
    http://artisticcreativenails.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. awwwwwwwn! ADOREI essa ideia
    e muito legal essas coisinhas sobre o paraná, só sabia da 5CINCO

    beijinhos,

    Mah
    http://grupopinceladas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe, seu recadinho, dúvida, crítica ou sugestão!